quarta-feira, 26 de abril de 2017

Projeto da UFG incentiva empréstimos literários sem burocracia

Iniciativa trabalha a democratização do acesso à obras literárias associada à responsabilidade pela coisa pública




Não somente o incentivo à leitura mas, também, à mudança de atitude. Esse é o objetivo central da Estante Solidária, projeto desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/Ufg). Idealizado a partir da observação de iniciativas presentes nos pontos de ônibus de Brasília, Campo Grande e Porto Alegre, o plano foi colocado em prática em outubro de 2016 e disponibiliza exemplares de diversos assuntos por meio da troca.


Orientado pelo professor Adão Peixoto, o projeto consiste em uma estante instalada no hall de entrada da FE, dispondo de títulos dos mais variados temas, disponíveis para a comunidade interna e externa. Para o empréstimo, não é exigido que o interessado forneça dados pessoais ou se associe, sendo necessário, apenas, que retire o exemplar, anote o título no caderno de registros e o devolva ao finalizar a leitura.


Adão ministra a disciplina de Filosofia da Educação e cita o filósofo francês Michel Foucault para explicar a essência do projeto. “Vivemos em uma comunidade baseada na vigilância e punição, o que precisa mudar. É necessário construir uma sociedade onde exista a confiança, e não penalidades”, define ele. As estantes foram feitas no Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef) e o acervo vai sendo construído mediante doações de alunos e professores.



Planos

Mesmo com tão pouco tempo na ativa, o projeto tem adesão consistente por parte de docentes e estudantes, tanto da FE quanto por aqueles que frequentam ou lecionam disciplinas de outras unidades. O orientador não pretende limitar o projeto às estantes planejando, também, melhorar o espaço ocupado pelas estantes e promover eventos. “Pretendemos dar mais conforto à quem procura a Estante, além de trazer grupos de leitura e discussão”, explica o professor.


Serviço:
Assunto: Estante Solidária
Datas: 2a a 6a feira
Horários: 8h a 17h
Local: Faculdade de Educação – Rua 235, Setor Universitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário