terça-feira, 16 de agosto de 2016

"Elke foi brincar de outra coisa. Que os deuses a acompanhem"

Atriz, nascida na Rússia, veio para o Brasil ainda criança e começou a carreira artística com Chacrinha


Como, tristemente, divulgamos há algumas horas, o Brasil perdeu, nesta madrugada, um dos maiores ícones da televisão brasileira, a atriz Elke Maravilha. Internada desde o mês de junho para o tratamento de uma úlcera na Casa de Saúde Pinheira Machado, em Laranjeiras (RJ), ela estava em coma induzido após sua última cirurgia e não resistiu, falecendo aos 71 anos de idade, vítima de falência múltipla de órgãos.

Elke Georgievna Grunnupp nasceu em São Petersburgo, na Rússia, e veio para o Brasil com os pais aos 6 anos para morar em Minas Gerais. Era poliglota e, antes de entrar para o mundo da arte, trabalhou como intérprete, tradutora e professora de línguas estrangeiras, incluindo o latim. Iniciou sua carreira de modelo aos 24 anos, partindo para a TV como jurada do Cassino do Chacrinha.

Foto: Pinterest


Nos trabalhos como manequim, conheceu a estilista Zuzu Angel, de quem se tornou amiga próxima. Tanto que passou seis dias presa durante o regime militar por rasgar cartazes de procurado de Stuart Angel, filho desparecido da amiga, fato este que a fez perder a nacionalidade brasileira. A proximidade das duas foi retratada no filme Zuzu Angel, em que Elke foi representada por Luana Piovanni.  

Cenas do filme Zuzu Angel
Foto: Uol

Seu exotismo a fez interpretar papéis marcantes no cinema e televisão, como a dona de um bordel na minissérie Memórias de um Gigolô. Seu desempenho foi tão marcante que Elke foi convidada a ser madrinha da Associação das Prostitutas do Rio de Janeiro. A atriz era conhecida por suas roupas extravagantes e perucas chamativas com os quais se apresentava como juradas nos programas do Chacrinha e Silvio Santos.


Antes de ser internada, Elke vinha se apresentando pelo país com o espetáculo “Elke canta e conta”, cujo repertório era passagens de sua vida desde a infância na Rússia, casamentos, até a vida como modelo e apresentadora, além de canções interpretadas em vários idiomas. A atriz ainda pode ser vista na participação especial no filme Carrossel 2 – O Sumiço de Maria Joaquina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário