quarta-feira, 27 de julho de 2016

Goianos na Irlanda - Hello Cork!

Achou que não ia ter história da Brenda e do Alexandre nessa semana? Claro que sim!!! Só queríamos deixar vocês ainda mais curiosos! 


Olá pessoal! Depois de nos apresentar e contar, resumidamente, a nossa saga para chegar até aqui, vamos apresentar a nossa cidade destino, CORK!

Segundo o último levantamento oficial apresentado pelas Nações Unidas em 2011, o condado de Cork (a Irlanda não é dividida por estados e sim por condados, um pouquinho diferente do Brasil) possui aproximadamente meio milhão de habitantes. A capital Cork City é a segunda maior cidade do país, ficando atrás somente da capital, Dublin. É uma cidade de médio porte, o centro é muito movimentado e possui toda a infraestrutura de uma cidade grande, contando com grande variedade de lojas, restaurantes, cafés, pubs, restaurantes, galeria de arte, teatro, parque, cinema, etc. Durante o horário comercial, as ruas são bastante movimentas, principalmente agora, no verão, quando a cidade é tomada por turistas do mundo todo, principalmente da Espanha.

Fizemos um vídeo para o nosso canal mostrando mais algumas coisas sobre o centro de Cork:


Cork conta com ônibus e trem para o transporte público, além de bicicletas coletivas para o uso da população. Os trens são extremamente pontuais. Já os ônibus sofrem com atrasos consideráveis nos horários de pico em virtude do trânsito pesado ocasionado pela grande quantidade de carros. A nossa sorte é que moramos no centro e não precisamos utilizar o transporte coletivo nestes horários.  Caso contrário, seria uma grande decepção porque escolhemos uma cidade pequena justamente por questão de mobilidade e tranqüilidade no trânsito, pois, o Alexandre já estava bem estressado com isso em Goiânia.



O primeiro impacto que tivemos em relação à cidade (além do frio, mas isso é assunto pra outro post) foi em relação ao “horário comercial” da cidade. Cork é uma cidade que acorda tarde. Durante a semana, as lojas costumam abrir por volta de 9h30, 10h00 e, nos sábados e domingos, ao meio dia. O horário de fechamento varia entre as 19h00 no verão e as 17h00 no inverno. Bem diferente do que estamos acostumados no Brasil ? No começo estranhamos, mas, depois nos acostumamos. Eu acho o máximo a cidade não ter aquela correria matinal, às 7h00 da manhã o centro é completamente deserto.



Cork é uma cidade universitária, assim, a população jovem toma uma grande parte da faixa etária da população. Isso faz com que a vida noturna da cidade seja bastante agitada. A cidade possui uma enorme quantidade de pubs (muitos com música ao vivo e sem couvert) com entrada gratuita e night clubs que, em geral, cobram a entrada. Também não podemos esquecer as famosas e badaladas House parties,  opções mais baratas e não menos divertidas. Sobre a vida noturna, podemos destacar duas curiosidades:

§      Horário de fechamento: a noite termina cedo. Por volta da meia noite, alguns pubs já começam a “expulsar” os clientes. Bares com música ao vivo e clubs vão até um pouco mais tarde, mas, no máximo às duas da manhã já estão todos fechados. aí mais uma vantagem das festinhas em casa que, geralmente, não tem hora para acabar.

§      O comportamento dos Irlandeses: essa é uma curiosidade bem peculiar. Os irlandeses, independente do sexo, bebem muuuuuito, muito mesmo, e o comportamento deles muda bastante. Por volta da meia noite, já é possível perceber que a galera está “bem alta”. O pessoal sai às ruas cambaleando, fazendo muito barulho e, fora dos pubs, continua se divertindo nas ruas. Como moramos no centro, já vimos, da nossa janela, pirâmide humana de bêbados no meio da rua durante a madrugada. Apesar de já temos morado em cinco lugares diferentes, sempre moramos no centro e vemos toda essa “loucura” de perto. Particularmente, não descobrimos o motivo e ainda acho desnecessária essa parte da gritaria na rua, mas, no fundo, imagino que é  alegria, despreocupação e inocência de quem mora em uma cidade onde expressões como estupro, assalto e violência não fazem parte do cotidiano.



Cork também não deixa a desejar no quesito compras de vestuário, há dezenas de lojas para todos os gostos e bolsos.  O mais interessante é que todas as lojas possuem uma seção de peças com preço reduzido. Eu, Brenda, já namorei alguns acessórios por semanas até que entrassem no reduced para que pudesse finalmente comprar. Na verdade, os preços são baratos e acessíveis e, em alguns momentos, é bem difícil não cair em tentação. A questão é que, depois de certo tempo, a nossa forma de lidar com dinheiro aqui muda. A gente percebe que, com cinco euros, por exemplo, é possível comprar muita coisa daí, acaba preferindo esperar aquela blusinha legal ser reduzida a EUR 2,50 para comprar com a “consciência” mais tranqüila. Hahaha.

Outro paraíso das compras são os maravilhosos brechós! Gente, é muito, muito, muuuuuito legal! A diferença dos brechós que conhecemos em Goiânia já começa com a característica física das lojas. Descobri os brechós logo na minha segunda semana porque estava a procura de trabalho voluntário e, se não fosse isso, não teria nem percebido que era brechó. São lojas com vitrines normais, alguns são tão organizados que parecem boutiques chiquérrimas e pasmem, não tem aquele cheiro horroroso de naftalina a que estamos tão acostumados. Os brechós, em geral, têm roupas, calçados, acessórios e alguns podem ter mais algumas variações como roupa de cama, livros, utensílios para o lar. As roupas encontradas nos brechós são de ótima qualidade, é muito comum encontrar algumas com etiquetas originais das lojas onde foram compradas. Dá pra encontrar muita coisa novinha e super descolada. Eu fui uma das primeiras a divulgar estas lojas entre os brasileiros que moram aqui, muitos me falavam que tinham até medo de entrar e encontrar coisas muito caras, mas, depois que você descobre e pega o jeito, é diversão e sucesso garantidos!



Então é isso pessoal, espero que tenham gostado de conhecer um pouco dessa cidade Irlandesa que nos deixa cada dia mais apaixonados. No próximo post, vou contar sobre alguns festivais e eventos que temos na cidade. Tem muita coisa bacana, vocês não perdem por esperar!


Já conhece nosso blog, nossa fanpage e o nosso canal? Quer fazer intercâmbio na Irlanda e tem alguma dúvida? Entre em contato conosco! 


     E-mail: contato@corkfortwo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário