quinta-feira, 2 de junho de 2016

Turismo Sustentável no Brasil: longo caminho ainda a ser percorrido

Boas práticas e outras nada sustentáveis dividem a atividade turística no país

Na Semana do Meio Ambiente, um dos pontos que não pode ser deixado de fora é a questão do desenvolvimento sustentável do Turismo no Brasil. Um país de dimensões continentais tem no ramo uma de suas molas propulsoras no que diz respeito à economia. No entanto, a exploração da atividade por aqui ainda tem casos de ações desordenadas e com gestões deficientes, dificultando a prática mais respeitosa ao meio ambiente. 




O Ministério do Turismo, em seu Estudo de Competitividade realizado em 2014, apresentou uma lista de 21 exemplos de práticas sustentáveis analisadas por técnicos do órgão, em conjunto com o Sebrae Nacional e a Fundação Getúlio Vargas. O trabalho traz , em seus resultados, cenários com práticas positivas e negativas, inclusive, em um destino só. Isso porque, de acordo com André Coelho, consultor do Núcleo de Turismo da FGV, "um país com o tamanho do Brasil e com essas condições socioeconômicas tem diversos ‘Brasis’ dentro do Brasil” (informações do site da Abeoc). 

Dentre os casos bem sucedidos, pode-se citar Curitiba (PR), com a acessibilidade incorporada à Linha de Turismo, além do projeto do Parque Barigui. Em Lençois (BA), o Canto das Águas foi o primeiro hotel a ganhar o selo de sustentabilidade no Brasil, atuando em conjunto com o Senac na capacitação de seus funcionários. João Pessoa conta com o aplicativo Olha Isso, Limpinho!, possibilitando que cidadãos e visitantes denunciem o descarte inadequado do lixo. A prefeitura de Tiradentes (MG) sancionou, em 2011, a lei para realização de grandes eventos no município. E, em Belém (PA), o coletivo de artesãos e designers paraenses trabalha com o conceito de economia criativa, com a contribuição de cada artesão para a criatividade sustentável.  


Parque Barigui - Curitiba



Mas, infelizmente, nem tudo são flores. O empreendimento hoteleiro Costa do Sauipe (BA), por exemplo, foi criado com o conceito de hotelaria sustentável. No entanto, um estudo realizado na região detectou o despreparo da comunidade local no desempenho das atividades, além do problema do descarte de esgoto no Rio Sauipe. A Baía de Guanabara (RJ), apresenta altos índices de poluição, enquanto o Litoral de São Paulo recebe ondas desordenadas de turistas no verão, ameaçando as Áreas de Proteção Ambiental, como a Serra do Mar. Em Itacaré (BA), é emblemática a interdição do acesso às praias pela construção dos condomínios. 


Bombinhas



A proposta de realização de Turismo Sustentável vem se apresentando como um desafio entre os meios hoteleiros e outros segmentos envolvidos no setor. Criada em 1999 por um pequeno grupo de gestores, a Associação de Hotéis Roteiros de Charme apresentou a adoção do Código de Ética e Conduta Ambiental que aborda, entre outros temas, áreas como conservação de água e energia, tratamento de esgoto, reciclagem e redução de impacto ambiental. A iniciativa vem de encontro com a realidade dos mais de 32 estabelecimentos que fazem parte da associação, a maioria instalada em áreas de proteção ambiental. 

Especialistas afirmam que, apesar de não haver uma política real de Turismo Sustentável no Brasil, já é notada uma sensível melhora do cenário, em parte pela própria conscientização dos cidadãos. No entanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Nessa caminhada, o apoio do Governo se mostra imprescindível no sentido de que, em tese, os problemas ligados à sustentabilidade do setor estão intimamente ligadas ao fator social, incluindo, principalmente, a educação ambiental. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário