quinta-feira, 23 de junho de 2016

Elza Soares - A Mulher do Fim do Mundo

Com trajetória marcada por tragédias pessoais e preconceito, Elza Soares chega aos 86 anos nos abençoando com sua força e talento 



"Eu quero cantar até o fim/ Me deixem cantar até o fim/ Até o fim eu vou cantar/ Eu vou cantar até o fim/ Eu sou mulher do fim do mundo/ Eu vou cantar, me deixem cantar até o fim"


Os versos cantados por Elza Soares em Mulher do Fim do Mundo, faixa que dá nome ao seu último trabalho, parecem resumir o espírito dessa artista completa e, acima de tudo, sobrevivente. Nascida no morro carioca, Elza da Conceição Soares enfrentou, desde cedo, as algúrias da pobreza e do preconceito. 

Casada pela primeira vez aos 12 anos, obrigada pelo pai, aprendeu desde cedo a superar obstáculos. Aos 21 anos, era mãe de quatro filhos e viúva de seu primeiro marido. A essa altura, já havia mostrado ao Brasil a força de sua voz. E também, de sua personalidade: ao cantar, pela primeira vez, em um show de calouros, foi motivo de chacota por parte do apresentador, Ary Barroso. 

O motivo? Suas roupas simples e seu modo de falar. Jocoso, Ary perguntou à jovem Elza, então com 15 anos, de que planeta ela vinha. A resposta, simples e direta: "Do mesmo que o seu. O planeta Fome". Apesar da brincadeira de extremo mau gosto, Elza jorrou todo o potencial de sua voz, ganhando o dinheiro da participação que seria usado na compra de remédios para o filho pequeno. 

Ao longo dos 86 anos completados hoje, os obstáculos foram muitos. Dos sete filhos que teve, perdeu três, o último no ano passado, de infecção urinária. Foi casada com o astro Garrincha por 16 anos e, ao lado dele, lutou contra o alcoolismo do marido, ao ponto de percorrer bares pedindo que não oferecessem bebida a ele. 

O casamento com Garrinha também fez Elza enfrentar o julgamento da sociedade por ser uma cantora de início de carreira, mãe, casada com um homem divorciado. O racismo a fez ter um contrato negado pela gravadora RCA, no início de sua carreira. Mas, quem acha que todos os percalços vividos pela cantora a abalaram, se engana. 

Seu último disco,  Mulher do Fim do Mundo, já é considerado uma obra histórica. Nas palavras de um fã, o servidor público Kerston Marques, é um dos melhores álbuns que já ouviu. "Achei incrível como ela conseguiu fazer algo contemporâneo, bem amarrado, com uma levada massa e uma temática maravilhosa". 

Ainda divulgando o álbum, Elza planeja a gravação de um DVD registrando show promovido na Comunidade Cenre Ville, em Santo André (SP). A renda do projeto hospedado pela plataforma Kickante será revertida em melhorias na infraestrutura da própria comunidade. Artista respeitada, continua cantando e encantando, trazendo suas letras fortes embaladas em sua voz inconfundível.








Nenhum comentário:

Postar um comentário