terça-feira, 28 de junho de 2016

BREXIT: o que muda para os turistas brasileiros?


Na semana passada, acompanhando a onda de comentários sobre o Brexit (a saída do Reino Unido da União Europeia), o Rota publicou dicas de atrações turísticas em Londres. Ok, nas suas pesquisas, você deve ser lido sobre os procedimentos para entrada no país: isenção de visto para brasileiros, a não-obrigatoriedade de seguro viagem para brasileiros, e por aí vai. Mas, e aí, alguma coisa muda com a separação do país do bloco europeu?

A resposta é simples e vai te agradar: NÃO! Nada muda para turistas brasileiros em viagem pelo Reino Unido. Os países pertencentes à UE aderiram, em 1997, ao Tratado de Schengen, convenção sobre política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os signatários. Vem daí aquela premissa para nós quando pretendemos embarcar para a Europa:  sem visto para uma estadia de até 90 dias e seguro obrigatório com cobertura mínima de 30 mil Euros.

O fato é que, ainda pertencente ao bloco, o Reino Unido nunca adotou tais medidas. No que diz respeito ao período de permanência, a permissão vai de caso a caso: ao admitir sua entrada no país, o agente da imigração lhe concede um visto válido por um tempo determinado, que vai de alguns dias até 6 meses, sem exigir seguro viagem (mas, sinceramente, não arrisque viajar para um país estrangeiro sem cobertura algum).

Sendo assim, relaxe e continue programando sua viagem para a Terra da Rainha, Beatles e Rolling Stones! Só preste atenção nessas dicas: leve seu passaporte em dia, com validade mínima de 6 meses a partir da data prevista de retorno, comprovante de hospedagem (pode ser carta convite, desde que tenha alguém legalizado para te enviar) e valor suficiente para se manter durante o tempo de estadia (libras ou em cartão internacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário