terça-feira, 24 de maio de 2016

Dia Nacional do Café: as cidades brasileiras mais conhecidas na história da produção da bebida

Conheça algumas das cidades que fazem parte da história do Ciclo do Café no Brasil 


É inegável a paixão do brasileiro pelo café. Tanto que, desde 2005, a bebida ganhou uma data exclusiva para ser comemorada, o 24 de maio, incorporada ao Calendário Brasileiro de Eventos por sugestão da ABIC - Associação Brasileira da Indústria do Café. De acordo com a entidade, o dia simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras e é comemorado por produtores, exportadores e cafeterias. 

O primeiro plantio do café no país ocorreu em 1727, no Pará, e se espalhou rapidamente devido às nossas condições climáticas. O ponto de partida das grandes plantações foi o Rio de Janeiro, com as matas da Tijuca tornando-se grandes cafezais estendo-se, mais tarde, para outras regiões do Estado, inciando o Ciclo do Café. Essa rota, hoje, é um dos roteiros mais visitados por quem é aficionado pela bebida. 

Uma das primeiras cidades a ser visitada é Vassouras, distante 120km da capital carioca. Conhecida como a Cidade dos Barões, reúne fazendas dos grandes produtores de café que permitem visitas guiadas, com agendamento prévio. Seu centro histórico preserva construções coloniais do século XIX, como a Casa da Câmara e Cadeia, a residência do Barão de Ribeirão, a Casa de Cultura e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. 

Vassouras
Crédito: Viagem e Turismo


Logo adiante, em Valença, várias fazendas dos tempos áureos do café também estão abertas a visitação. Em algumas, como a Santo Antônio do Paiol, o visitante vê capelas, bibliotecas e as cruéis senzalas. A exemplo de Vassouras, o centro histórico valenciano também guarda construções seculares, como o Museu Casa Léa Pentagna, onde eram realizados os saraus que reuniam intelectuais e barões cafeeiros. 

Fazenda Santo Antônio do Paiol
Crédito: Viagem e Turismo

Já saindo do Rio de Janeiro, chegando à São Paulo, o visitante conhece uma das cidades mais ricas do Ciclo do Café, Bananal. Hoje, é considerada uma das bases para conhecer a região da Serra da Bocaína. No passado, foi a principal via de escoamento das Minas Gerais para o porto de Parati e seus fazendeiros avalizavam empréstimos de bancos ingleses para o Governo Federal. Grandes fazendas e palacetes urbanos ainda são testemunhas desse período. 


  
Fazenda Boa Vista
Crédito: Viajante Brasileiro


A viagem pelo Ciclo do Café é uma verdadeira volta ao passado. Portanto, anime-se para subir a serra, aprecie cafés produzidos em fazendas centenárias e enverede-se por trilhas, histórias e natureza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário