terça-feira, 24 de maio de 2016

75 anos de Bob Dylan

O gênio do folk celebra o aniversário às vésperas de uma nova turnê 


Falar de uma lenda renderia páginas e páginas correndo, ainda, o risco de faltar informações. Não poderia ser diferente ao se tratar de Bob Dylan. O garoto do interior, poeta provocador, milionário e vagabundo, marido amoroso e mulherengo, completa hoje 75 anos em plena atividade, preparando-se para embarcar em sua nova turnê, "Fallen Angels". O gênio do folk trouxe inteligência à música pop e abalou as estruturas da cultura de massa com suas letras de protesto. Vamos tentar, humildemente, resumir a história de um dos maiores artistas de todos os tempos. 

Crédito: DW

Nascido Robert Allan Zimmerman no Estado de Minesotta, sempre quis adotar um nome artístico de fácil memorização. Chegou a responder por Elton Gunnn por um tempo até virar Bob Dylan, em homenagem ao poeta galês Dylan Thomas, falecido por intoxicação alcoólica ao 39 anos de idade. Seus primeiros poemas foram escritos quando ainda tinha 10 anos de idade e, na adolescência, passeava pelo rock através de imitações dos astros Little Richards e Buddy Holly. Aprendeu, sozinho, a tocar piano e guitarra. 

Em 1959, então aos 18 anos, Bob já intencionava seguir a carreira musical sem, no entanto, ter a intenção de seguir uma educação formal. Matriculou-se no curso de música da Universidade de Minesotta apenas para agradar sua mãe. Porém, foi o ingresso na faculdade que o apresentou à vertente na qual se tornaria uma lenda ao escutar, pela primeira vez, Odetta. Fascinado, troca sua sua guitarra elétrica por um violão acústico. Depois, conhece o trabalho e biografia de Woodie Guthrie, forte representante do folk na época. 

No final dos anos 60, Dylan deixa a faculdade e segue para Nova York, centro da renascente cena folk, objetivando ser um músico. Após inserir-se na cena fervilhante da cidade, o cantor tem a oportunidade de conhecer seu ídolo, Guthrie, no final de 1961. Com forte conhecimento literário e cultural de sua época, Dylan começa a caracterizar suas músicas, trazendo letras provocativas sobre a desigualdade, injustiça, amor, envelhecimento e morte. Seu primeiro álbum, Bob Dylan, custou apenas 402 dólares e tem arranjos country blues. 

Seu segundo disco traz um de seus maiores sucessos, Blowin'in the Wind. O álbum no qual a faixa se insere, The Freewheelin' Bob Dylan, molda a imagem de Bob Dylan que o grande público conhece. Seus lançamentos se seguem pelos anos seguintes, lançando sucessos como Knockin' on Heaven's Door (regravado por Eric Clapton e Guns'n'Roses), Lay Lady, Lay e Mr Tambourine. Ao longo de sua extensa discografia, abriu sua mente para influências de música country, rock'n'roll, rhythm and blues, gospel e rockabilly, além de fazer projetos e duetos com grandes nomes da música mundial. 

Crédito: DW

Em 2004, Bob Dylan foi eleito o 7º Maior Cantor de Todos os Tempos pela revista Rolling Stone. Em 2012, foi condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade. Aos 75 anos, o cantor se prepara para o que ele chama de "turnê sem fim", a Fallen Angels, na qual apresentará seu último disco. Além disso, o artista também está confirmado para o Desert Trip, mega festival que ocorre em dois finais de semana do mês de outubro, na Califórnia. Dylan, como sempre muito bem acompanhado em seus projetos, cantará ao lado de Stones, Roger Waters, McCartney, só para começar.   

Crédito: DW


Ao final, só podemos desejar que a lenda permaneça viva e continue nos presenteando com sua genialidade! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário