segunda-feira, 30 de maio de 2016

Entramos na Semana Mundial de Meio Ambiente

Imagem retirada da internet

O Meio Ambiente é um tema que eu gosto de falar e é com gosto que declaro aberto a Semana Mundial do Meio Ambiente. A semana acontece entre os dias 30 de maio e 5 de junho, onde o último dia é conhecido também pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. 
A data foi instituída pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em 1972, na cidade de Estocolmo, Suécia. O evento é mais conhecido como Conferência de Estocolmo, cujo o objetivo foi conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o ecossistema. Temas como ilhas de calor, efeito da inversão térmica, secamento de rios e lagos, alarmou o mundo. 
Os Estados Unidos junto com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) realizou estudos sobre a condição da natureza chamados "Desenvolvimento Zero". Também surgiu o "Desenvolvimento a qualquer custo" criado por países subdesenvolvidos que tinham a base econômica focada na industrialização e por isso não aprovaram a ideia de redução da atividade industrial. 

A SEMANA

A Semana Mundial do Meio Ambiente busca chamar atenção sobre a ação politica dos países e das pessoas para o aumento da preservação ambiental junto com a conscientização popular. Para isso, a Organização das Nações Unidas (ONU), busca realizar, neste período, estabelecer questões ambientais, dando a possibilidade para cada individuo de perceber sua responsabilidade e se tornar um agente de mudança, apoiando formas de desenvolvimento justo e sustentável.   

A SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE 

Embora a Semana Mundial do Meio Ambiente foi criada em 1972, somente em 1981 o período foi estabelecido no Brasil através do decreto nº 86.028 do dia 27 de maio. O decreto, na verdade, institui em todo o território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente na primeira semana do mês de junho. Tem como finalidade promover a participação da comunidade com a preservação do patrimônio natural do país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário