terça-feira, 31 de maio de 2016

Cerrado, o Bioma coração do Brasil



                  

Clima tropical, árvores de pequeno porte com galhos retorcidos e folhas grossas. Quem anda por  goiás logo nota as características do bioma cerrado, cuja grandeza está sendo relembrada pela semana do meio ambiente.

A semana  comemorativa acontece entre os dias 30 de maio e  cinco de junho, que é o dia mundial do meio ambiente. A data surgiu em 1972 durante uma conferencia das nações unidas na suécia. Mas no brasil o cinco de junho só passou a ter validade em 1981, por meio do decreto federal 86 mil e 28, que tem como missão o estímulo a conservação da natureza.

Para o geógrafo Rafael Caique Arantes,  a semana do meio ambiente destaca  a necessidade de uma parceria entre cidadãos e poder público em prol do desenvolvimento sustentável. ''É muito importante colocar na agenda uma semana para o Meio Ambiente. A sociedade depende do Cerrado, com a semana é possível pensar sobre as demandas do bioma e elaborar políticas de proteção ambiental.'' afirma

Segundo o ministério do meio ambiente, com 203 milhões de hectares o cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e ocupa  25 por cento do território nacional. Mas essa imponência em extensão territorial está ameaçada, já que menos de oito por cento das áreas ocupadas pelo cerrado estão protegidas por unidades de conservação.

O geógrafo explica ainda  como o desmatamento influencia no processo de degradação do solo goiano. ''Quando uma área é desmatada ela fica encoberta. Quando chove o solo perde a capacidade de reter a água pois a vegetação funciona como uma esponja, ela retém essa água. Se o solo está descoberto, a água da chuva escorre causando uma erosão''.

Uma frase atribuída ao ambientalista chico mendes deixa claro que a melhora ambiental é responsabilidade  de todos, incluindo eu e você. No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a floresta amazônica. agora, percebo que estou lutando pela humanidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário