sexta-feira, 1 de julho de 2016

Itaparica: Caribe Brasileiro

O melhor do Caribe bem ali, na Baía de Todos os Santos 



Águas de um azul estonteante, areia branquinha, árvores retorcidas à beira da praia, ruas de paralelepípedos e velhinhas sentadas na porta de casa, admirando o fim de tarde. Assim é Itaparica, município localizado na Ilha de mesmo nome, que abriga prédios coloniais e calçamento de paralelepípedos. O mar calmo e de águas mornas é um verdadeiro convite para quem busca descanso em meio à cenários idílicos, que em nada perdem para as badaladas praias caribenhas.

Chegando a Salvador, o caminho é pegar o ferry boat no Terminal de São Joaquim que leva até Bom Despacho, já na Ilha (saídas a cada hora, bilhetes a partir de R$4 e travessia de 60min). Normalmente, as embarcações saem cheias da capital baiana, tanto de turistas quanto moradores locais. Além disso, o acesso a elas é feito por escadas íngremes e estreitas, portanto, evite levar malas de puxar, dando preferência a mochilas, facilitando o embarque e, até mesmo, sua acomodação a bordo.

Chegando a Bom Despacho, caso sua opção de hospedagem já não inclua um traslado (o que, sinceramente, não compensa, pois os preços cobrados são absurdos), pegue um taxi até sua acomodação. Ok mas, e onde ficar? O município é pequeno mas, oferece boas opções para todos os bolsos. O Club Med Itaparica (diárias a partir de R$800), situado na Praia da Conceição, faz o tipo resortão, cujo ponto forte é a animada equipe de recreadores mas, fica afastado do centro, portanto, contra indicado para quem gosta de andar.

Club Med Itaparica

Sócios e dependentes podem desfrutar do Grande Hotel Sesc Itaparica, novinho, localizado na Praia do Forte. Apesar de ser frente praia, não dá acesso direto a ela por ser rodeado por um mangue. Também tem uma equipe animadíssima de recreadores, além de atividades de cunho cultural para crianças e adultos durante todo o dia. Quem não precisa de tanto espaço, pode optar por ficar no Centro ou próximo à Marina de Itaparica, que reúne desde pousadas simples até apart hotéis.

Por mais tentador que seja ficar lagarteando sob o sol, vale a pena conhecer o centro histórico da cidade. Um breve e agradável passeio pela orla já revela suas construções mais importantes. A caminhada pode começar pela Fonte da Bica, em frente à Marina, cujas àguas têm propriedades medicinais. Logo adiante, uma visita à Matriz do Santíssimo Sacramento, construída no séc.18 e revitalizada em 2012. Na mesma praça fica a Igreja de São Lourenço, erguida ainda no séc. 17.

Igreja de São Lourenço

Fonte da Bica


O percurso segue para o norte da Ilha, onde ficam a Capela de Nossa Senhora da Piedade e o Forte de São Lourenço. No caminho, casas coloniais convivem, lado a lado, com mansões beira praia, com vistas deslumbrantes de seus terraços. Se começar a caminhada no meio da tarde, ainda vai chegar ao Forte a tempo de assistir ao belíssimo espetáculo do pôr-do-sol, considerado um dos mais belos da Bahia. Moradores celebram a despedida do astro-rei praticando stand up paddle enquanto a maré ainda não chega à encosta.

Capela de Nossa Senhora da Piedade

Forte de São Lourenço

Pôr do sol no Forte


Além de seu casario colonial, Itaparica é dona de praias deslumbrantes, com mar ideal para esportes aquáticos. Mais próximas ao centro, estão a Praia do Forte e Ponta da Areia. A primeira é menos frequentada por banhistas mas, vale a pena pelo cenário: delimitada à esquerda pela Marina e à direita pelo Forte de São Lourenço. Seu forte são as barracas de praia – aposte na barraca do Mario, que vende bebidas geladas e acarajé feito na hora. Já Ponta da Areia é uma das mais belas e frequentadas da ilha, com coqueiros e areia fina.


Os melhores restaurantes se concentram na região da Marina. Além do visual imperdível dos pássaros e barcos ancorados, é ali que você encontra o melhor do artesanato local, Centro de Informações, além de único terminal de Banco 24h da cidade. E aqui, cabe um alerta: o município é pequeno, portanto, o risco de o caixa ficar sem dinheiro é grande. Então, para evitar transtornos, procure sacar valor suficiente já no dia de chegada (ou durante sua pernada pelo centro histórico).

Pátio da Marina

Marina de Itaparica


Para conhecer as demais praias, é preciso dar a volta pela Ilha de Itaparica. Passando pelo Terminal do Bom Despacho, chega-se a Penha. Situada dentro de um condomínio de luxo, tem acesso restrito para carros. A praia é marcada pela capelinha e, no verão, fica repleta de lanchas, jet skis e praticantes de Wind e kitesurfe. Um pouco mais frente, fica a praia da Coroa que tem esse nome porque, quando a maré desce, o mar cede lugar a uma grande coroa de areia. Não espere muita estrutura por lá, então, aproveite mar e a sombra dos coqueirais.

Penha


Seguindo pela BR-101, chega-se à Praia de Conceição (aquela onde fica o Club Med), com mar fechado, calmo e vista para Salvador. O resort fica ao sul da ilha e seguranças vigiam o acesso aos não hóspedes sem, no entanto, impedir a visita ao trecho onde são realizados os esportes aquáticos oferecidos pelo empreendimento. Dois quilômetros a frente, fica Barra Grande, vila de pescadores com mar mais agitado (próprio para o surfe), vários condomínios, barracas de praia e a melhor infraestrutura da região.


Barra Grande


A próxima parada é Tairu. De beleza singular (é considerada uma das mais belas da Ilha), é cercada por um vasto coqueiral e recife, além de barracas espalhadas por suas areias que, de tão brancas, chegam a cegar os olhos. O ponto final do tour fica por conta da Caixa Pregos, uma das mais isoladas da Ilha. A praia é praticamente virgem e uma de suas principais atrações é a praça em frente à Marina, onde é possível descansar nas piscinas naturais e saborear os petiscos servidos pelos bares da região.

Tairu

Marina de Caixa Prego


Além dos tours de praia e passeios de barco pelos manguezais, também é possível dar um pulo à Morro de São Paulo. Mas, isso já é assunto para um próximo post! Só uma dica: no retorno, passe uma noite em Salvador. Ademais das já conhecidas atrações da capital baiana, a pernoite por lá te possibilita pegar o ferry de forma mais tranquila, sem o stress de perder seu voo de retorno. Depois de tantos dias de descanso, para que se preocupar justo no dia de ir embora, não é mesmo?




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário