segunda-feira, 11 de julho de 2016

Goianos na Irlanda

Todo mundo acompanhou - e adorou - o começo da história da Brenda e do Alexandre na semana passada! Continue seguindo o começo da saga desses dois goianos na Irlanda!




Olá pessoal, tudo bem!? Hoje continuo a contar pra vocês a nossa saga pra fazer um intercâmbio. Vamos lá!


Agências de intercâmbio.


Apesar de ter escolhido um destino, ainda não tínhamos muita noção das possibilidades e programas que poderiam nos atender. Por este motivo, decidimos visitar algumas agências especializadas no assunto. Fizemos uma lista com 3 delas e fomos visitá-las. Eu não estava muito segura, pois, não tínhamos um perfil comum dos intercambistas goianos (solteiros, cursando ensino médio ou os primeiros períodos da faculdade, faixa etária de 16 a 25 anos, alto poder aquisitivo) e isso poderia não despertar confiança e interesse por parte das agências.

A primeira seguiu ao pé da letra toda a minha expectativa negativa. A atendente nos disse que não existia um programa de estudo e trabalho no Canadá, fez um orçamento de um curso de inglês com valor exorbitante e não teve o menor interesse em nos oferecer outros destinos que pudessem nos atender.

A segunda não estava no nosso roteiro mas, por se localizar na mesma galeria de outra que incluímos na lista, resolvemos entrar para conhecer. Fomos bem atendidos pelo proprietário e foi ele quem nos apresentou o destino Irlanda, nos oferecendo programas para estudar Inglês na capital do país, Dublin. Ouvimos o que ele tinha a dizer mas, ainda não ficamos convencidos pois a alta cotação do Euro nos deixava inseguros em relação a qualquer país da União Européia.

Fomos para a terceira empresa (que nos foi muito bem recomendada) e gostamos muito do atendimento. A agente percebeu rapidamente o que queríamos e, depois de uma conversamos sobre alguns países e seus respectivos programas, decidimos solicitar o orçamento para dois deles, Nova Zelândia e novamente IRLANDA. Já tínhamos um orçamento da agência anterior para Dublin então, resolvemos ter mais uma opção e pedimos um orçamento para Cork, a segunda maior cidade do país. A atendente dominava o assunto, nos explicou sobre os trâmites de cada país e fez um orçamento simples e fácil de entender.


A escolha definitiva do destino


Ao chegar em casa eu, Brenda, estava super empolgada com a Nova Zelândia, já me imaginava visitando as locações do Senhor dos Anéis, hahaha. Mas, analisando o custo benefício dos programas, chegamos a conclusão de que a Irlanda seria o nosso melhor destino. Estávamos cansados do estilo de vida de uma capital e Cork surgiu como uma ótima opção. Desse dia em diante, passamos a pensar, viver, respirar Irlanda e Cork 24 horas por dia.

 Desafio 1 – Contar para a família do Alexandre

Os pais do Alexandre sempre foram nossos conselheiros, nunca tomamos uma decisão importante sem comunicá-los, sem pedir algum conselho e com essa não poderia ser diferente. Marcamos uma reunião familiar e ficamos um pouco nervosos, a aprovação deles era o primeiro passo concreto para a realização do nosso projeto.

Reunimos a maior quantidade de informações possível: sobre o programa, a escola, a cidade e apresentamos junto com o orçamento e um plano de ação resumido. Explicamos a necessidade de estudar inglês e os motivos que nos levaram a ter a ideia de fazer isso em outro país.

Eles ficaram um pouco surpresos no começo da conversa mas, a medida que fomos explicando, perceberam que estávamos decididos e tínhamos um plano concreto para fazer tudo acontecer da melhor forma possível. Apesar de ainda assustados e preocupados com tudo que estava por vir, nos deram a “benção” e apoiaram em tudo que precisamos.


Desafio 2- Deixar nossos empregos

Agora com o apoio da família, poderíamos dar continuidade ao nosso projeto e o próximo passo seria comunicar a nossa saída dos respectivos empregos. Este passo também era muito importante, pois, toda a grana que receberíamos em nossos “acertos” seriam direcionadas para a execução do intercâmbio.

Eu, Brenda, fui demitida e recebi todos os meus direitos, colhi os frutos de 5 anos de muita dedicação e amor ao meu trabalho. O Alexandre tinha um tempo menor de empresa e esperou o chefe voltar de férias para fazer o seu comunicado. No caso, como foi ele a pedir demissão, recebemos um valor bem pequeno. Juntamos os dois montantes, usamos cada centavo com sabedoria e fizemos render bastante. Às vezes, quando me lembro dos números, sinto um frio na espinha, mas ainda me impressiono diariamente como cada centavo investido vale cada milésimo de segundo vivido aqui.

Conseguimos programar a data das nossas saídas e começamos a dar os demais passos concretos necessários. Assinamos o contrato com a agência de intercâmbio (com muito frio na barriga) e demos entrada no processo de solicitação dos nossos passaportes. Assumimos oficialmente o compromisso, agora não tinha mais volta.



Assim terminamos mais um capítulo da nossa novela. Mas os desafios continuaram, não percam o próximo episódio. Até lá ;)   


Brenda.




A Brenda manda um recado para quem quer acompanhar mais de perto as dicas e rotinas do Xandy e Dinha em Cork!

Eles estão migrando seu blog para o Wordpress mas, ainda conseguem acessar pelo Blogger. Então, segue os links e contatos!







Nenhum comentário:

Postar um comentário